Gerenciar o funil de vendas: otimize as etapas com estas dicas

Entenda como gerenciar o funil de vendas e otimizar as etapas para atrair resultados mais expressivos em geração de leads e novos negócios.

Saber gerenciar o funil de vendas de forma eficaz é essencial. Esteja você apenas começando seu negócio ou em uma operação de sucesso.

Pois a nutrição eficiente de leads requer gerenciamento e o uso de vários métodos.

A partir daí os esforços são voltados para continuar a construir confiança, manter sua empresa no topo da mente e fornecer aos clientes em potencial informações valiosas específicas.

Assim, você pode, finalmente, oferecer soluções. Mas tudo isso leva tempo, demanda as ferramentas certas. Além do gerenciamento adequado para o sucesso.

Por isso, listamos aqui algumas dicas para gerenciar o funil de vendas adequadamente. Tudo para sua empresa maximizar as conversões e orientar gentilmente seus melhores clientes em potencial desde o primeiro contato até o fechamento.

Ponto de partida: o que é um funil de vendas?

Embora o conceito não deva ser uma novidade para você, vamos recapitular brevemente.

Vamos lá: um funil de vendas é um processo de várias etapas, no qual seus clientes em potencial se tornam clientes.

Visualize um funil da vida real: ele é uma representação “visual” de como você gera leads e nutre clientes em potencial através do processo de vendas.

À medida que você se move pelo funil e a abertura fica mais estreita, está pegando esses leads originais de base ampla e definindo-os ainda mais.

Dessa forma, refinar sua abordagem, à medida que você aprende mais sobre seus clientes em potencial, torna as informações fornecidas mais direcionadas e personalizadas.

Isso cria confiança e orienta seus clientes em potencial através de seu processo de compra. À medida que coletam informações e buscam soluções.

Por isso, gerenciar o funil de vendas envolve fornecer exatamente as informações certas no momento exato do processo. Tudo para levar os clientes em potencial adiante, em direção à venda final.

Para saber mais sobre funil de vendas:

Como o funil de vendas está evoluindo atualmente?

O comportamento do consumidor vem mudando. Anteriormente, um comprador queria encontrar um vendedor cara a cara para buscar informações sobre um produto. A partir daí ele pedia uma proposta – entregue pessoalmente ou via e-mail.

Mas agora, mais e mais leads usam o e-mail, as mídias sociais ou outros canais digitais para interagir com sua empresa.

De acordo com uma pesquisa recente, mais de 75% dos compradores e vendedores dizem que agora preferem o autoatendimento digital e o envolvimento humano remoto às interações pessoais.

Esse dado está alinhado com um outro estudo do setor: hoje os compradores B2B gastam apenas 17% da jornada total de compra com representantes de vendas.

Com isso, as empresas precisam atualizar seu funil de vendas para lidar com desafios como:

  • Aumento das expectativas dos clientes sobre produtos e serviços
  • Exigência de comunicações omnichannel
  • Novos participantes com ofertas alternativas
  • Modelos de negócios não convencionais e muito mais

Então, como acompanhar essas mudanças e se adaptar com sucesso a elas? A resposta está na adoção de tecnologia.

Hoje existem muitas ferramentas para segmentar públicos-alvo, criar pacotes de valor inovadores, enviar campanhas de e-mail personalizadas, acompanhar oportunidades de vendas, entre outros.

Por isso é tão importante contar com o suporte de uma boa agência de marketing digital.

Leia também: 5 dicas para escolher a agência de marketing digital ideal para seus negócios

Enquanto você se concentra em garantir os melhores produtos e serviços para seus clientes, a agência otimiza processos e coloca seus especialistas para manter sua estratégia rendendo resultados expressivos.

4 maneiras de melhorar e gerenciar o funil de vendas hoje

Muitas vezes, há mais de uma resposta certa e soluções diferentes para problemas comuns.

Além disso, algumas alternativas podem funcionar melhor para diferentes organizações, dependendo de sua estrutura.

Por isso listamos a seguir algumas dicas para gerenciar o funil de vendas de sua empresa de uma forma mais eficaz.

1) Minimize o atrito em seu processo de vendas

Uma das partes mais difíceis das vendas é perder um negócio que parecia fechado. Isso faz com que você se pergunte: “O que eu fiz de errado?”

Por isso é importante aprender a avaliar onde ocorrem as quedas em seu processo de vendas. E onde seus leads se perdem.

Pois saber disso pode minimizar o atrito em seu processo de vendas. Além de ajudá-lo a determinar estratégias para refinar e fazer uma melhor transição de leads pelo funil sem perdê-los.

2) Acompanhe de perto as principais tarefas e processos

Se sua empresa traz centenas de leads por dia, sua equipe de vendas pode estar se afogando em e-mails e tarefas diárias. O que, por sua vez, retarda seu processo de vendas.

Se você quer manter as vendas focadas nas principais prioridades e leads recebidos, aposte já na automação. Pois ela ajuda a tornar sua equipe de vendas mais eficiente na conexão e acompanhamento de leads qualificados.

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Quando configurada corretamente, a automação ajuda sua equipe de vendas a agir com rapidez e eficácia, garantindo oportunidades valiosas para o seu negócio.

3) Timing certo ao gerenciar o funil de vendas

Um dos maiores erros que as empresas cometem é “mandar a cavalaria” cedo demais!

Os dois primeiros terços do processo de nutrição pertencem ao marketing. Neste ponto, seu funil deve ser chamado de funil de marketing e vendas.

Suas duas equipes devem trabalhar juntas durante o processo de nutrição para garantir que as perspectivas certas estejam passando. Alinhar as tarefas e metas de marketing e vendas pode aumentar significativamente sua taxa de fechamento.

4) Mantenha o foco

Ao gerenciar o funil de vendas, muitas organizações olham apenas para suas necessidades (vendas). E esquecem os desejos e necessidades de seus clientes (soluções e resultados).

Então, é preciso resgatar e manter em mente que a metodologia inbound gira em torno do cliente. Por isso, o que ele quer é onde sua empresa deve concentrar seus esforços.

Assim, uma nutrição eficaz gira em torno de fazer as perguntas certas no momento certo para as pessoas certas.

Uma vez que um lead tenha atingido um status “qualificado” no processo de marketing e seja passado para as vendas, a nutrição precisa continuar.

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Pois as perguntas certas podem levar à solução certa. Mas o foco precisa permanecer no cliente, não na venda!

5) Aborde os pontos problemáticos de um cliente em potencial primeiro

Antes de oferecer soluções, sua missão nos estágios iniciais de contato é entender as seguintes questões de seu cliente em potencial:

Por isso, cada etapa do processo precisa ser bem pensada. Aqui estão algumas maneiras de gerenciar o funil de vendas melhor nesta etapa:

  • Aborde os pontos problemáticos e os objetivos do seu cliente antes de falar sobre os recursos e benefícios do seu produto ou serviço.
  • Ouça ativamente as preocupações de um cliente em potencial
  • Espelhe as palavras do cliente, em vez de usar frases longas e jargões
  • Veja as objeções como oportunidades para oferecer soluções

Dicas rápidas para gerenciar o funil de vendas de maneira otimizada

  • Entenda seus públicos-alvo: quanto mais você souber sobre eles, maior a chance de trazê-los para o seu funil
  • Analise sua landing page: produza uma landing com conteúdo envolvente e relevante, com um CTA eficaz e direto para atrair seus leads
  • Aproveite a prova social: resenhas, classificações e depoimentos são ótimos recursos para criar confiança junto a novos públicos. Por isso exiba suas provas sociais em seu site, landings, mídias sociais e outros lugares que os clientes podem visitar para saber mais sobre seu negócio.

Concluindo

O funil de vendas é essencial para entender como uma pessoa se torna cliente da sua empresa. Mas é preciso ter claro que converter leads na primeira interação é a exceção – não a regra.

Então, sua empresa precisa analisar cada uma de suas etapas e implementar estratégias que ajudem os clientes a fluir no funil organicamente.

Se você não sabe como fazê-lo, é melhor contar com especialistas. Na UP2Place Digital temos uma equipe com a expertise certa para gerenciar com sucesso as etapas do seu funil de vendas.

Entre em contato conosco hoje mesmo!

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