Pesquisa por voz eficaz e seus impactos no SEO

Descubra como a pesquisa por voz eficaz pode impactar estratégias de SEO e de marketing de conteúdo para um bom rankeamento.

A pesquisa por voz eficaz está mudando a forma como interagimos com nossos dispositivos. Com isso, empresas em todo mundo precisam rever a forma como abordam o SEO e o marketing de conteúdo.  

Pois à medida que abraçamos essa transformação, é importante que sua empresa, especialmente se você busca ficar à frente do mercado, entenda e se adapte às nuances da otimização de pesquisa por voz.  

Então vamos explorar, aqui neste artigo, o impacto da pesquisa por voz eficaz no SEO e no marketing de conteúdo. Além de analisar estratégias para alavancar resultados expressivos neste cenário em evolução. 

Uma nova era do SEO 

A pesquisa por voz deixou de ser apenas tendência e passou a ser uma parte fundamental das pesquisas on-line: hoje, 71% dos consumidores preferem fazer consultas por voz em vez de digitar. 

Esse movimento do novo consumidor tem implicações profundas para as estratégias de SEO. Mas quais? – você deve estar se perguntando. Vamos abordá-las nos próximos tópicos. 

Marketing de Conteúdo na era da pesquisa por voz eficaz 

À medida que a pesquisa por voz cresce, as estratégias de marketing de conteúdo também devem se adaptar.  

Relacionado: Como o marketing de conteúdo B2B resolve problemas em sua empresa 

Então qual é o segredo para sair na frente? A chave está em criar conteúdo que responda às perguntas de forma direta, sucinta e em tom de conversa.  

Assim, essa abordagem não apenas melhora as chances de ser captado por algoritmos de pesquisa por voz, mas também aumenta o envolvimento do usuário. Pois fornece respostas claras e acessíveis às suas consultas.  

Como a pesquisa por voz eficaz impacta diretamente no marketing digital 

Como você pode ver, toda essa mudança demanda uma profunda reconfiguração das práticas atuais de SEO e no marketing de conteúdo. 

Para saber mais: SEO Marketing e seu papel no sucesso dos seus negócios 

Para esclarecer melhor como isso funciona na prática, listamos aqui alguns exemplos de uma rotina usual.  

Aproveite a leitura para obter insights sobre como sua empresa pode aproveitar a pesquisa por voz eficaz para aprimorar suas estratégias de marketing digital. 

1) Descobertas de negócios locais 

Imagine que você está em uma viagem de trabalho, em um destino não muito conhecido, quando bate uma súbita vontade de saborear uma pizza. 

Então ao invés de digitar em seu dispositivo móvel, você usa um comando de voz: “Ei Siri, encontre a melhor pizzaria perto de mim”.  

Essa consulta aciona mecanismos de SEO locais e, se uma pizzaria próxima otimizou seu conteúdo para pesquisa por voz e SEO local, eles provavelmente serão a principal recomendação.  Por isso, integrar palavras-chave e frases baseadas em localização em sua estratégia de SEO pode ajudar a captar seu cliente ideal. 

Saiba mais: Perfil de cliente ideal (ICP) – qual é o certo para sua empresa? 

2) Guias de instruções e projetos DIY 

É tarde da noite e a torneira de sua pia começa a vazar. Então você precisa descobrir como consertar uma torneira vazada – mas não há tempo ou condições para digitar uma longa consulta ou navegar pelos artigos.  

Então você apenas pergunta para sua Alexa: “Como conserto uma torneira com vazamento?”. 

Se uma loja de hidráulica e reparos ou um blog de melhoria da casa tiver um artigo ou vídeo tutorial bem otimizado que responda precisamente a essa pergunta, ele será prontamente entregue para você. 

Ou seja: a criação de conteúdo que responda diretamente a perguntas específicas é hoje uma estratégia fundamental para a otimização da pesquisa por voz. 

3) Pesquisas e comparações de produtos 

Seu smartphone infelizmente chegou à obsolescência programada e você precisa decidir entre os últimos lançamentos do setor. 

Mas hoje foi um dia cheio e você não está com paciência para ler avaliações detalhadas – quer apenas uma comparação rápida. Então você usa um comando de voz como: “Google, compare o iPhone e o Samsung”.  

Assim, marcas que possuem algum conteúdo comparativo, respondendo a essas consultas exatas, podem obter leads mais qualificados. 

O futuro do SEO e do Marketing de Conteúdo 

À medida que a tecnologia de pesquisa por voz eficaz continua a avançar, podemos esperar ver mudanças ainda mais significativas nas estratégias de SEO e marketing de conteúdo.  

Por isso, é essencial manter-se à frente dessas mudanças, monitorando continuamente as tendências e ajustando suas estratégias de acordo. 

Pois só assim sua empresa poderá manter e melhorar sua visibilidade e engajamento, além de fortalecer sua presença digital. 

Leia também: Presença digital: por que sua empresa precisa de um bom site? 

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Acompanhar todas essas mudanças do setor pode ser desafiador. Mas sua empresa não precisa lidar com isso por conta própria. 

Afinal a UP2Place tem um time de especialistas pronto para ajudar. Nossa equipe se dedica a fornecer a clareza e as soluções personalizadas de que seu negócio precisa para otimizar sua presença on-line para pesquisa por voz e muito mais.  

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