Provas sociais que impulsionam sua estratégia – aplique já

Conheça os principais tipos de provas sociais que sua empresa pode - e deve - explorar para engajar sua comunidade e ampliar conversões.

Provas sociais que impulsionam sua estratégia – aplique já

Atualmente, as provas sociais são essenciais para qualquer funil de vendas e estratégia de marketing digital eficaz.

Por quê? – você deve estar se perguntando. Então pense como consumidor: você não tende a optar por produtos e soluções que você sabe que já funcionaram para outras pessoas com problemas iguais aos seus?

É por isso que as provas sociais ajudam seu negócio a vender mais. Pois elas facilitam que compradores comecem a explorar sua marca e seus produtos. Além de ajudar a aliviar qualquer resistência inicial e criar confiança liderada pela comunidade.
Quer colocar isso em prática e explorar seus benefícios? Então aproveite a leitura a seguir. Bons negócios!

Entendendo as provas sociais

Antes de entrarmos na lista de exemplos de prova social, é importante entendermos o conceito.

De fato, provas sociais têm tudo a ver com nutrir a percepção das pessoas sobre a oferta de uma marca. Por isso, o termo faz alusão à ideia de que os indivíduos pesam fortemente as ações e opiniões dos outros, especialmente em situações de incerteza, para orientar suas próprias escolhas.

Se você quer se aprofundar nessa base teórica, confira o nosso artigo: “Prova Social: entenda o conceito – e como isso ajuda seu negócio”.

Provas sociais criam FOMO

Falamos no tópico anterior sobre como a opinião de outras pessoas influenciam nossas decisões de compras. Mas existe uma outra questão importante nisso: o FOMO. Que significa “Fear of Missing Out” – ou o medo de perder algo, se traduzido em português.

Quando seus clientes em potencial veem outras pessoas se envolvendo com seu produto, é mais provável que sigam o exemplo para evitar perder algo valioso.

Esse é um movimento particularmente evidente nas compras online, onde avaliações, classificações e depoimentos de clientes desempenham um papel crítico na tomada de decisões.

Provas Sociais são cíclicas

A prova social funciona como um atalho para a tomada de decisões. Por sua vez, cria um efeito cascata, já que leva mais clientes a contribuir com feedbacks novos. Então quando sua marca mostra as experiências positivas de outras pessoas, poderá aproveitar esse impulso e atrair novos clientes de forma eficaz.

A partir daí, pode gerar mais provas sociais. O que leva a um crescimento ainda maior de clientes – mantendo o ciclo se repetindo continuamente.

ALERTA: Nem toda prova social é positiva

É seguro afirmar que fontes externas genuínas conferem eficácia às provas sociais. No entanto, sobrecarregar sua estratégia de marketing com prova social pode fazer o tiro sair pela culatra. Especialmente se aplicada da maneira errada.

Pois um excesso de provas sociais (especialmente se os comentários e resenhas forem muito breves e parecerem semelhantes) pode fazer com que pareça artificial. Ou até mesmo fabricado em massa.

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Portanto, sua empresa precisa encontrar o equilíbrio certo. Pois só assim é possível manter a credibilidade e a confiabilidade junto ao seu público.

Então um bom primeiro passo é selecionar as melhores e mais variadas avaliações de clientes. Mas como obtê-las? Saiba mais com os exemplos a seguir.

8 tipos de provas sociais para fazer seu negócio vender mais

Agora que você já domina o conceito e sua importância, vamos entender os principais exemplos de prova social:

  1. Avaliações e depoimentos de usuários: criam confiança e podem até fazer com que os clientes estejam dispostos a pagar mais por um produto ou serviço. Por isso, destaque-as em seu site e compartilhe em suas redes sociais com frequência.
  2. Opinião de especialistas, influenciadores e celebridades: o endosso destas figuras chave (especialmente se forem de seu mercado) reforçam a reputação de seu produto ou serviço.
  3. Conteúdo gerado pelo usuário (UGC): o endosso criado e compartilhado pelos usuários mostra suas experiências da vida real aumentam a credibilidade de sua marca e envolvem um público mais amplo.
  4. Certificações e prêmios: a exibição destas conquistas em seu site ou plataformas de mídia social ajuda a demonstrar que seu produto ou serviço atende aos padrões do setor e foi reconhecido pela excelência.
  5. Notificações de atividades em tempo real: criam um senso de urgência (como a disponibilidade limitada de estoque) e podem aumentar as vendas à medida que estimulam o FOMO.
  6. Base de clientes: ao mostrar em seu site ou redes sociais quais empresas já fazem negócio com você ajuda a criar confiança por meio da ‘sabedoria das multidões’.
  7. Seguidores e compartilhamentos de mídia social: um bom engajamento nas plataformas de mídia social pode mostrar que há bastante interesse sobre sua marca, aumentando o seu reconhecimento. Apenas atente-se às métricas de vaidade.
  8. Programas de Referência: uma das maiores provas sociais que sua empresa pode obter é o incentivo para que seus clientes indiquem outras pessoas, levando a mais clientes satisfeitos.

Vamos explorar as provas sociais juntos?

Como você pode ver, aplicar uma estratégia de prova social de forma autêntica e eficaz pode conectar mais sua marca com seu público-alvo. Além de criar uma marca mais confiável e atraente.

Mas lembre-se: a influência das provas sociais é imensa – quando usada corretamente. Por isso, é essencial ter o suporte de especialistas para obter resultados expressivos deste e outros esforços do marketing digital.

Se você quer começar já a aproveitar ao máximo suas provas sociais, nosso time de especialistas está pronto para ajudar! É só clicar a seguir e agendar sua sessão.

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