Marketing digital de curto prazo ou de longo prazo: qual deles é o melhor para seus negócios?
Se você não tem essa resposta, saiba que não está só. Afinal, segundo a Insights Inteligentes, 2023, apenas 17% das empresas definem com precisão a sua estratégia de marketing digital.
Ou seja, apesar do online ser imprescindível para o sucesso dos negócios, nem todas as organizações exploram adequadamente o potencial de uma estratégia digital. Assim, perdem a chance de ter uma presença forte nos meios virtuais e de atingir seus objetivos de marketing e vendas.
Em um cenário onde a agilidade é questão-chave, nem sempre é possível investir em ações que precisam de tempo para dar resultados. É aqui que entra em cena o marketing digital de curto prazo.
Continue lendo para saber tudo sobre estratégias digitais que oferecem retornos rápidos. Boa leitura!
Objetivo do marketing digital de curto prazo
Como o próprio nome diz, essa estratégia envolve práticas que geram “retornos rápidos” para o seu negócio.
Fazendo uma analogia, o marketing de longo prazo é uma maratona, enquanto o de rápido retorno é uma corrida de 5km. Dessa forma, se bem elaborado, praticado e acompanhado, o marketing digital de curto prazo pode gerar resultados em dias, semanas ou meses.
De modo resumido, a principal razão de uma estratégia de rápido retorno é gerar leads qualificados para o time comercial, aumentando as chances de fechar bons negócios.
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Estratégias de marketing digital de retorno rápido
Existem diversas ações que podem proporcionar à sua empresa resultados rápidos, incluindo as listadas abaixo. Se você deseja adotar o marketing digital de curto prazo para o seu negócio, pode apostar em uma ou mais dessas táticas.
- Anúncios pagos no Google
No Google, existem vários tipos de campanhas que você pode utilizar para alcançar diferentes objetivos de marketing digital de curto prazo. Saiba mais sobre cada uma delas!
1.1. Campanhas de Rede de Pesquisa
Visa aumentar o tráfego para o site e gerar conversões. Para isso, esses anúncios aparecem nos resultados de pesquisa do Google quando alguém pesquisa palavras-chave relacionadas ao seu negócio.
1.2. Campanhas de Rede de Display
Tem por objetivo aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca. Trata-se de anúncios visuais que aparecem em sites parceiros do Google, YouTube e também APPs.
1.3. Campanhas de Shopping: mais uma opção de marketing digital de curto prazo
São anúncios que mostram produtos específicos, incluindo imagem, preço e nome da loja, nos resultados de pesquisa do Google. Têm como propósito promover produtos de e-commerce e aumentar as vendas online.
1.4. Campanhas de Vídeo
Aqui, os anúncios são em formato de vídeo, aparecendo no YouTube e na Rede de Display do Google. Visam aumentar o engajamento e o reconhecimento da marca através de conteúdo em vídeo.
1.5. Campanhas de Apps
Se o objetivo de seu marketing digital de curto prazo for ampliar o número de downloads e o engajamento via APP, essa é a melhor opção. Afinal, esses anúncios foram criados para promover aplicativos, aparecendo na Rede de Pesquisa do Google, YouTube, Google Play e na Rede de Display.
1.6. Campanhas de Performance Máxima (Max Performance)
São campanhas automatizadas que utilizam machine learning para otimizar anúncios em todas as redes do Google. Têm o propósito de maximizar as conversões ou o valor das conversões usando todos os canais disponíveis do Google Ads.
1.7. Campanhas Discovery
Esses anúncios são visualmente atraentes e aparecem nos feeds do YouTube, Gmail e Discover do Google. São perfeitos em uma estratégia de marketing digital de curto prazo que visa atingir novos públicos e gerar interesse com conteúdo relevante e visualmente atraente.
Como vimos, cada ação é projetada para alcançar diferentes objetivos e públicos. Portanto, a escolha da campanha certa depende das metas específicas do seu negócio, o que nos faz lembrar que contar com especialistas é essencial para uma definição acertada.
Segmentação dos anúncios Google é essencial no marketing digital de curto prazo
A segmentação de anúncios no Google é essencial para otimizar campanhas, garantindo que as mensagens alcancem o público certo.
Com isso, os anúncios tornam-se mais relevantes e eficazes, aumentando as chances de conversão e melhorando o retorno sobre investimento (ROI).
Confira algumas das principais segmentações existentes:
- Palavras-Chave: permite que os anúncios apareçam em pesquisas relevantes, conectando diretamente os usuários às soluções que estão procurando;
- Geofencing Ads: anúncios georreferenciados permitem direcionar publicidade para usuários em localizações específicas, como estado ou cidade, aumentando a relevância e o impacto da mensagem;
- Segmentação por interesse: exibir anúncios com base nos interesses e hobbies dos usuários faz com que as mensagens capturem a atenção de potenciais clientes;
- Público de remarketing: reengajar visitantes que já interagiram com seu site, através de anúncios específicos, aumenta as chances de conversão ao manter sua marca presente na mente desses usuários. Por isso, é uma importante ação do marketing digital de curto prazo;
- Listas de clientes: utilizar listas de contatos conhecidos pela empresa para direcionar anúncios permite uma abordagem personalizada e altamente eficaz;
- Idade, gênero e estado parental: segmentar anúncios com base nesses dados ajuda a personalizar as mensagens, tornando-as mais atraentes para diferentes grupos de usuários;
- Tipos e modelos de dispositivos: essa adaptação dos anúncios garante uma experiência de usuário otimizada, seja em dispositivos móveis, tablets ou desktops;
- Idioma: segmentar por idioma assegura que a mensagem seja comunicada de forma clara e eficaz para públicos que falam diferentes línguas, aumentando a compreensão e o engajamento.
Com uma segmentação precisa, os anunciantes podem atingir os objetivos de marketing de maneira mais eficiente e rápida.
- Anúncios pagos nas redes sociais
No geral, a maioria dos anúncios pagos produz ganhos rápidos para o seu negócio. Principalmente porque eles começam a direcionar os usuários para o seu site (ou loja física) logo após o lançamento das campanhas.
Com os anúncios nas redes sociais não é diferente. Quando você opta por anúncios de mídia social em sua plataforma de escolha – seja Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, LinkedIn, entre outras, ou uma combinação entre elas – pode usar diversas variáveis para segmentar seu público.
Vale destacar que há diferença entre os anúncios de rede de pesquisa e os de redes sociais. Nos primeiros, a pessoa tem intenção de compra, usando palavras-chave para pesquisar em sites de busca o que deseja. Já nas redes sociais, nem sempre o indivíduo procura algo, mas pode ter o seu interesse despertado ao ser impactado por um anúncio.
Diferenças à parte, porém, os anúncios de mídia social também permitem que você segmente por características como:
- Demografia,
- Localização geográfica,
- Nível de escolaridade,
- Estado civil,
- Status do trabalho,
- Além de interesses.
Essa segmentação torna as mídias sociais um ótimo canal para gerar aumentos rápidos no tráfego do site e nas conversões em geral.
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Estratégias de conversão que potencializam seu marketing digital
As estratégias de conversão são fundamentais no marketing digital de curto prazo para transformar visitantes em clientes e maximizar o retorno sobre investimento (ROI).
Landing Page otimizada
Uma LP bem projetada é essencial. Ela deve ser visualmente atraente, ter um design limpo e conter chamadas para ação (CTAs) claras e convincentes. O conteúdo deve ser relevante e direcionado para conduzir o visitante a realizar uma ação específica, como preencher um formulário ou efetuar uma compra.
Automação com IA (Inteligência Artificial)
Tantos os Chatbots no site ou WhatsApp com o uso de Inteligência Artificial permitem fornecer respostas rápidas, personalizadas e humanizadas, melhorando a experiência do usuário. Esta solução é especialmente eficaz para conversão de leads em oportunidades, no agendamento de reuniões, esclarecimento de dúvidas, atendimento ao cliente e muitos outros cenários, sendo essencial no marketing digital de curto prazo.
Uso de pop-ups no site
Ferramentas de grande ajuda para capturar a atenção dos visitantes e incentivá-los a realizar uma ação imediata, como inscrever-se em uma newsletter ou aproveitar um desconto especial. Para funcionarem adequadamente no marketing digital de curto prazo, os pop-ups devem ser bem elaborados para não prejudicar a experiência do usuário.
Testes A/B
Realizar testes A/B permite otimizar elementos como títulos, imagens e botões – em sites e anúncios. Testar diferentes versões desses elementos ajuda a determinar quais geram mais conversões, permitindo ajustes contínuos para melhorar o desempenho.
Ofertas limitadas e descontos exclusivos
Oferecer promoções de tempo limitado e descontos exclusivos pode incentivar ações rápidas dos visitantes. Esta estratégia cria um senso de urgência, aumentando a probabilidade de conversão imediata.
Formulários simples e eficientes
Formulários curtos e fáceis de preencher aumentam as chances dos visitantes completarem o processo de conversão. Reduzir o número de campos obrigatórios e facilitar a navegação pode melhorar significativamente as taxas de inscrição e compra.
Formulários Inteligentes
É uma ferramenta muito utilizada que otimiza a conversão de leads, oferecendo uma experiência personalizada e envolvente. Ao ajustar-se em tempo real às respostas dos usuários, ele melhora a qualidade dos dados coletados e aumenta as taxas de conversão. Além de fornecer uma experiência mais fluida, ajuda a guiar os leads pelas diferentes fases da jornada de compra, desde a curiosidade até a decisão. Um formulário inteligente pode ser integrando com outras plataformas, resultando em maior controle e sucesso nas campanhas de marketing.
Conteúdo interativo
Incorporar quizzes, enquetes e vídeos ao vivo pode aumentar o engajamento dos usuários, levando a uma maior conversão. O conteúdo interativo mantém os visitantes no site por mais tempo e incentiva a participação ativa e a interação com a marca.
Combinando essas estratégias, é possível aumentar significativamente as conversões em campanhas de marketing digital de curto prazo.
Marketing de longo prazo e de curto prazo
Começamos falando sobre ações de retorno rápido. Mas é importante entender também aquelas de longo prazo que abrangem o “panorama geral” que você está tentando alcançar com seus esforços de marketing.
Em termos de tempo, uma estratégia de longo prazo normalmente é colocada em prática pelo período de seis meses ou mais. Ou seja, seus objetivos são alcançados em prazos maiores.
Obviamente, os resultados imediatos são muito importantes, dando à empresa fôlego necessário para evoluir nas ações de longo prazo em uma próxima etapa. Mas essas últimas também são necessárias, já que incluem processos e metas que manterão seu negócio bem-sucedido a longo prazo.
Em outras palavras, sem uma estratégia de longo prazo, o “sucesso” do marketing digital de curto prazo será passageiro. Além do mais, as duas estratégias afetam uma à outra.
5 dicas para integrar estratégias de marketing digital de curto e longo prazo
Ao implantar essas estratégias de marketing de curto e longo prazo, é essencial lembrar de uma coisa: nenhuma delas funciona bem isoladamente.
Em vez disso, todas precisam ser integradas, de forma a gerar resultados expressivos de marketing. Felizmente, você pode fazer isso acontecer em seus negócios através dessas cinco dicas:
- Mantenha-se fiel aos seus objetivos de marketing
Esta é uma dica básica – porém essencial. Sempre inicie uma estratégia de marketing com seus objetivos definidos, antes de entrar na tática. Somente quando sabe o que deseja alcançar pode encontrar os caminhos certos (e mais curtos) para alcançá-lo.
- Otimize para as preferências do público
Você sabe quais tipos de canais seu público gosta de frequentar e como eles normalmente se comportam online?
Por exemplo, o uso de bloqueadores de anúncios aumenta significativamente para os usuários mais jovens da internet. Com isso, mídias sociais ou anúncios gráficos se tornam estratégias difíceis de executar.
Por isso, entender seu público, bem como suas preferências, vai te ajudar a encontrar as estratégias de curto e longo prazo que funcionam melhor para seus objetivos.
- Direcionar estratégias de curto prazo como base para esforços de longo prazo
Aqui está uma maneira de pensar sobre a divisão curto X longo: um pode ajudar a acelerar o outro. Para fornecer apenas alguns exemplos:
- Os resultados e insights de seus anúncios de pesquisa podem ajudá-lo a otimizar melhor sua estratégia de palavras-chave / SEO marketing;
- Os anúncios de mídia social podem ajudá-lo a testar os tipos de visuais aos quais seu público responde em cada rede;
- Você pode aproveitar seus anúncios para direcionar o tráfego para seu conteúdo principal, maximizando sua eficácia e visibilidade.
4) Construa sua estratégia com seu orçamento e experiência em mente
As faixas de orçamento necessárias para as táticas acima variam muito. Assim como a expertise necessária para implementá-los.
Na verdade, tanto seu orçamento quanto sua experiência separadamente podem impedir que você otimize totalmente para um deles.
Então, ao criar sua estratégia de marketing, certifique-se de saber exatamente qual orçamento você tem disponível e como são seus recursos.
5) Trabalhe com um parceiro de marketing digital confiável
Por fim, escolha um parceiro que entenda profundamente o universo do marketing digital e saiba integrá-las para obter o máximo de resultados.
Contar com um suporte confiável vai te ajudar a construir um plano de ação com uma combinação equilibrada de estratégias digitais de longo e curto prazo.
Marketing digital de curto prazo: conheça a Estratégia Digital Turbo, da UP2Place!
Estratégias de marketing de curto prazo podem oferecer ao seu site, ou em uma LP (Landing Page), rápido aumento na visitação e conversão. Enquanto métodos de prazo maior podem demorar mais tempo, mas trazer resultados também expressivos.
Desse modo, fica evidente pelos pontos citados que, tanto as estratégias de curto quanto as de longo prazo, são essenciais para o crescimento do seu negócio.
Porém, o marketing digital de curto prazo ajuda sua empresa a obter mais clientes em um curto espaço de tempo, otimizando seus recursos e resultados.
Por isso, se você deseja adotar uma estratégia digital personalizada que gere resultados expressivos a curto prazo, a UP2Place vai ajudar sua empresa a crescer cada vez mais, de forma consistente.
Nossa Estratégia Digital Turbo é uma solução inovadora e exclusiva, projetada para empresas que buscam resultados rápidos e significativos em suas campanhas de marketing digital de curto prazo.
Trata-se de uma abordagem diferenciada que combina técnicas digitais avançadas e ampla experiência para aumentar as vendas de forma acelerada, utilizando uma metodologia testada e comprovada.
A Estratégia Digital Turbo e seus benefícios
A Estratégia Digital Turbo é um dos serviços personalizados que prioriza os resultados de curto prazo do marketing digital, incluindo mídia paga (anúncios) nos canais mais adequados para o negócio, landing pages com foco em conversão, formulários inteligentes, automação de WhatsApp com ou sem inteligência artificial e integração com plataformas de CRM.
Seu objetivo é acelerar a presença online da empresa, aumentando a visibilidade, atraindo mais tráfego qualificado e convertendo visitantes em clientes.
Entre os benefícios da Estratégia Turbo da UP2Place, destacamos:
- Aumento rápido das vendas
Com técnicas avançadas de segmentação e personalização, a Estratégia Digital Turbo foca em atingir o público certo no momento certo, aumentando as chances de conversão e, consequentemente, as vendas.
- Maior visibilidade online
A estratégia de marketing digital de curto prazo inclui a utilização de anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Facebook e Instagram Ads e LinkedIn Ads. Assim, garante que a empresa seja encontrada por um público maior e mais relevante.
- Maior engajamento
Através de campanhas nas Redes Sociais, Google, LinkedIn e emails, promove um maior engajamento entre a empresa e seu público-alvo. Isso ajuda a construir relacionamentos duradouros, obter maiores taxas de conversão e a aumentar a lealdade do cliente.
- Automação de marketing
Utilizando ferramentas de automação para WhatsApp, a estratégia Turbo permite a criação de fluxos de relacionamento personalizados. Dessa forma, nutre leads de forma eficiente, mantendo o contato com potenciais clientes e incentivando ações de compra ou mesmo de agendamento de uma reunião.
- Análises e ajustes contínuos
Com um Dashboard atualizado em tempo real (real time) e análise de desempenho constante, permite ajustes rápidos para maximizar os resultados. Isso significa que as campanhas estão sempre otimizadas para obter o melhor desempenho possível.
- Eficiência de custo
Ao focar em táticas que proporcionam um retorno rápido, a Estratégia Digital Turbo ajuda as empresas a obterem maior retorno de seus investimentos em marketing. As campanhas são desenhadas para serem altamente eficientes, utilizando os recursos da forma mais eficaz possível.
Como notamos, trata-se de uma estratégia de marketing digital de curto prazo, ideal para empresas que querem impulsionar suas vendas, melhorar a visibilidade online e o engajamento com seu público-alvo.
Com uma abordagem integrada e centrada em resultados, ela oferece todas as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso em um curto período.
Conheça a Estratégia Turbo que integra Marketing e Vendas, identifique clientes potenciais e agende reuniões.
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